sexta-feira, 23 de setembro de 2011


A Banda mais perigosa do planeta...


O polêmico grupo que revitalizou o cenário de hard rock desgastado onde a aparência importava mais que o som e cantou sexo, drogas e pobreza sem meias palavras


A trajetória do Guns N’ Roses foi marcada, sobretudo pelas contravenções. A banda veio para fazer um tipo de rock diferente daquele desgastado e sem criatividade onde a aparência era o quesito principal, com composições repletas de revolta.

À medida que as músicas se tornavam ícones de uma geração e embalavam o sentimento revolucionário do final da década de 80, seus integrantes se envolviam cada vez mais em polêmicas sexuais regadas a muito álcool e drogas pesadas. Em 1988, o guitarrista Slash (Saul Hudson) quase foi despedido pelo uso excessivo de drogas pesadas e em 1990 o baterista Steven Adler foi afastado por não conseguir se livrar do vício.


Além disso, o clima tenso de todas as apresentações da banda era garantido pelo comportamento impulsivo do vocalista Axl Rose. Suas atitudes variavam desde a agressão a repórteres e fãs, até o abandono de shows sem explicações concretas nem motivos aparentes. O fato de sempre subir ao palco com horas de atraso também contribuía para que quase todos os shows fossem acompanhados de confusão e que a banda acumulasse processos por quase todos os países nos quais se apresentava.


Antes do lançamento do primeiro álbum de sucesso em 1897, intitulado “Appetite for Destruction”, o qual vendeu mais de 18 milhões de cópias nos Estados Unidos e depois de 20 anos ainda vende cerca de 15 mil cópias por ano, os integrantes do Guns viveram uma época de grandes dificuldades financeiras. A primeira turnê foi um fracasso e os músicos tiveram que vender parte dos instrumentos para voltar para casa. Para sobreviver sem contratos venderam drogas e mulheres durante todo o ano de 1986.

O último trabalho da banda com músicas inéditas foi o clássico “Use Your Illusion I” e “II”, em 1991. Nos shows da turnê originada pelo álbum, já de antevia uma ruptura das estruturas dos Gunners. Os integrantes dotados de singular personalidade e uma quase vocação para se envolver em situações polêmicas com drogas e mulheres, já não conseguiam tocar juntos.

A partir daí, não é lançado nenhum álbum com musicas inéditas e os rumores do fim do Guns N’ Roses começam a tomar forma. Todos os integrantes, com exceção de Axl desenvolvem projetos solo ou em parceria com outros artistas. Em 1996, Slash anunciou que não fazia mais parte da banda e que só havia encontrado Axl por duas vezes desde 1994. O guitarrista sempre foi considerado a alma musical da banda, enquanto que Axl era responsável por baladas mais comerciais. Com sua saída, os outros integrantes também se afastam de Axl..


Em meados da década de 90 a banda já não se apresentava com sua formação original e os shows feitos a partir daí mostram um novo Guns N’ Roses com músicos que pouco lembram os grandes ícones de outrora e um Axl Rose quase sem voz.

                                                  Guns Hoje

A polêmica atual gira em torno do “Chinese Democracy”, um novo e revolucionário álbum que Axl e o novo Guns N Roses apresentaram em novembro de 2008 e que demorou 14 anos para ser lançado. A polêmica não se restringe apenas às sucessivas datas de lançamento divulgadas e que não foram cumpridas. Fãs e críticos (críticos estes que em sua maioria não simpatizam com o polêmico Axl) discutem interminavelmente sobre a qualidade musical e a nova identidade do Guns N’ Roses.

Os fãs não conseguem dissociar a imagem e o som deste novo Guns da banda antiga. A exemplo de outras bandas como o AC/DC, o Guns busca uma identidade relembrando sucessos do passado como os hits “Welcome to the jungle” e “Patience” e lançando algumas músicas com características pouco similares ao som feito no final da década de 1980.


Independente dos rumores e críticas, o que fez com que o Guns seja conhecido como a “banda mais perigosa do planeta” é o fato de seus integrantes não terem só cantado sem meias palavras assuntos delicados como drogas, sexo e pobreza, mas principalmente terem vivido intensamente tudo isso.

Fonte: Original e Wikipédia

Um comentário: